quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Exposição: Mapas de Accion de Yolanda Domínguez



Até 14 de março Espacioarte Serendipia recebe Mapas de Acción de Yolanda Domínguez.
No sábado, dia 14 de fevereiro, pela manhã tive a grata oportunidade de ouvi-la falar sobre sua trajetória e sua arte. Fiz parte de uma rota didática, diretamente com ela pude conhecer, debater e entender melhor todo o processo de criação e decisão da exposição.


Yolanda Dominguez é artista plástica, artista de ação, artista de rua. Eu a conheci pela ação Registro na qual ela convidou todas as mulheres da Espanha a ir a cartórios de registro de propriedade para deixar registrado a propriedade de seus próprios corpos, uma forma de protesto contra o anteprojeto de Lei de Aborto (finalmente arquivada no ano passado). 


A ação teve uma boa recepção dentro dos cartórios, incentivou muitas mulheres de várias cidades a fazerem o mesmo e compartilharem o pequeno protesto nas redes sociais. Para a artista, a arte como ação tem esta capacidade de transcender a autoria e mobilizar pessoas em torno de uma boa causa social.

Em 2011, Yolanda alcança merecido reconhecimentos pelo projeto Poses, vídeo que mulheres fazem parodias das posturas das modelos de revistas femininas. Através do humor, Yolanda mostra como a indústria da moda pode ser danosa as mulheres ao estabelecer e reproduzir padrões de beleza que são inalcançáveis.


Na rota didática conheci outras obras conhecidas relevantes pela própria artista.
Todo um prazer começar o carnaval e o Valentines`s Day assim!


Onde: Serendipia espacio|arte.
Calle del Infante 3. 28014 Madrid
2af a sábado de 11h as 21h.
Fechado: 4af das11h as 19h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário