segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

14F: One billion rising Madrid

ONE BILLION RISING MADRID
Batucada por una vida sin violencia sexual

Jueves 14 de febrero de 2013, 20 horas
Plaza de Agustín Lara, Lavapiés, Madrid



"One billion rising" é a inciativa para trazer as ruas a temática da Violência contras as Mulheres e Meninas. 
É um convite para dançar para erradicar a Violência Domestica em todo o mundo, AGORA! 

A data de 14 de fevereiro fio uma escolha  proposital, já que se comemora o Dia de São Valentim ou o dia dos namorados no boa parte da Europa e EEUU. Era para lembrar que muitas relações amorosas entre mulher e homem são relações de desigualdade e de agressões. 
No ano passado na Espanha 46  mulheres foram assassinadas por seus companheiros. Este ano já são 9 mulheres. Oficialmente, porque há subnotificação, como em todas as estatísticas de órgãos oficiais.
O que importa é que é um número grande de mulheres que são assassinadas de forma sistemática ano após ano. Podemos pensar em uma mulher morta nas mãos de seu companheiro por semana ao ano!

Plaza de Augustin Lara, Lavapiés.


Por isso que no dia 14 de fevereiro eu estive lá na praça de Lavapiés em Madrid.
Foi lindo! A praça estava cheia. A batucada foi emocionante, como a plataforma Fenimicio .net resume. 

A batucaca era quase que exclusivamente feminina. Mulherada mandou bem e seus companheiros assistiam com os filhos. Essa foi minha percepção. Vi muitos homens responsáveis pelo cuidado das crianças nas bordas da praça enquanto as mulheres ocupavam o centro e o protagonismo da noite. 

Eu gostei de ver um protesto com uma temática tão forte tão cheio de vida. 

Apesar de todos os esforços das diferentes plataformas feministas, há sempre mais um muro de machismo a derrubar, como hoje que o ator e deputado por UPyD "Toni Cantó se ha levantado esta mañana con ganas de cuestionar la violencia de género". Ele acreditava que os números da violência doméstica favoreciam as mulheres (hã!) porque estas mentem e que estava denunciando o que podia ser uma violência contra os homens. Depois da pressão das redes sociais, o deputado se desculpou, aqui. Quer dizer até então ele não achava que estava dizendo nada de mais até ser duramente criticado.
O caso #ToniCantó é só um pequeno e pontual exemplo de que a  Violência contra Mulheres e Meninas precisa ter levada a sério.

Faça um favor a si mesmx e a todxs, torne-se Feminista!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário