segunda-feira, 6 de julho de 2015

(Nossa) Pareja de hecho


Um tempinho atrás a Larissa, do Esto es Madrid, Madrid,  fez um post super legal e completo sobre o processo de “pareja de hecho” em Madrid. Daí, eu pensei: por que não contar minha experiência?! Como a Lari contou a parte burocrática, eu vou contar como foi a minha experiência pessoal. 
No nosso caso, nós conseguimos uma data disponível para um ano após pedi-la (Larissa e Juan esperam “só” cinco meses). Somando com o requisito de “viver com seu companheiro/a durante um período ininterrupto de 12 meses”, Paco e eu esperamos dois anos para ser um casal de fato, direitos e deveres.
Pois é ... pode demorar!!

Indo de metro

No dia 11/11/13, às 13h, Paco e eu assinamos o nosso documento de “pareja de hecho” que nada mais é do que o compromisso de união estável. Decidimos enfrentar o processo para facilitar a nossa vida:  pelo plano de saúde, “tarjeta sanitária europeia” e coisas de banco. Mas foi um dia tão especial, cheio de amor e carinho que estamos pensando em fazer o mesmo no Brasil.

Reunimos alguns amigos e convidei minha professora de espanhol para dividir com a gente este momento especial. Na hora de assinar os papeis Paco estava super nervoso, um pouco atrapalhado e eu mega sorridente, achando tudo lindo. Não conseguia parar de sorrir!
O ato em si é rápido, a funcionaria que nos atendeu foi simpática e depois ela nos deixou com os amigos (e testemunhas) para tirar fotos* na sala.

Do Registro Geral fomos em direção ao Museo del Jamon da Calle Mayor, próximo a Puerta del Sol, que é nosso favorito. Sim, sim fomos tomar o aperitivo lá: no lugar bem turístico, cheio e bem barulhento! Depois seguimos a outro bar na mesma Calle Mayor. Foi ótimo! Foi divertido! Foi com poucos amigos (era 2af) e pelas ruas da Madrid.

No final do nosso dia, o Juanma disse que estava tão feliz que a gente devia fazer “pareja de hecho” todo ano. Este foi o clima que reinou durante a nossa tarde, nem a greve dos lixeiros atrapalhou. Eu andei linda, loira e de salto alto pelo centro de Madrid em um dia que a sujeira causada pela (justa) greve estava no auge. Senti-me em um filme do Almodóvar! Nada mais próprio, não?!


*Tiramos muitas fotos contudo Paco não gosta de ter sua imagem exposta pela internet. 

2 comentários:

  1. Nossa que história legal! Pena que o processo é lento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. além de lento e burocrático, é quase impossível escolher a data.
      imagina não poder ser quando podem todos os amigos?

      tivemos sorte com isso também: os amigos "pediram" o dia de folga nos trabalhos!

      Excluir