sexta-feira, 24 de julho de 2015

Programas da TV espanhola

Todo mundo vê TV, né?

Sempre rola uma curiosidade sobre como é a programação das tevês abertas nos outros países. Para mim, a TV espanhola tinha duas qualificações: excelente ou muito, muito ruim. Não havia meio termo. As TVs públicas, como 24h, La 1 e La 2, eram excelentes e as demais eu não via. Nos últimos tempos, alguns outros programas me chamam a atenção, vou contar quais são.

Em abril, eu estava seguindo uma serie de TV, a “Vis a Vis”. É a historia de Macarena que vai parar na prisão após ser enganada pelo patrão/amante. Imagino que deve ser do mesmo estilo de “Orange is the new Black”, que ainda não vi. O tema é universal: a dura vida de mulheres encarceradas. Os episódios são bem dinâmicos e deixam várias perguntas no ar que te deixam com vontade de ver o próximo.

Da mesma emissora está o “Alli abajo”, que é a história de um vasco que deve ficar mais tempo na Andalucía do que gostaria. Apesar da serie ter no elenco uma atriz muito boa, a Maria Leon, acho o tema vascos x andaluces explorado de uma forma caricata, “condenados a entender-se” diz a manchete do site da emissora. Sempre tentam colocá-los como totalmente antagônicos e assim se reforçam estereótipos que não são interessantes para fomentar as trocas culturais. Acho que o programa veio na carona do filme “8 apellidos vascos” que fez um enorme sucesso por explorar isso de forma cômica. 



Ano passado meu programinha de 2af a noite era “Os mistérios de Laura". A história bem humorada de uma investigadora de polícia, Laura Lebrel, um pouco atrapalhada, com um Q de Agatha Christie. Era uma reprise que aqueceu o horário, fez com que a emissora anunciassem novos capítulos mas a ideia foi cancelada. Fiquei órfã.

Uma amiga, que atualmente mora em outro país da Europa, adora “La que se avecina”. Ela vê quando tem saudades de Madrid. Conta as peripécias dos moradores de um edifício. Tem personagens cativantes, dá para ver episódios soltos, sem ter que “seguir” as temporadas. Mas eu não curto esse tipo de humor.

O “Grande Familia” espanhol é “Cuentame como paso”. Os Silva espanhóis são encarnados pela família Alcántara que desde 1968 que nos ajudam a reviver a historia da Espanha, segundo a própria sinopse no site. Tem uma trama política, dramática e emotiva. Assisti uns episódios mas não fui fisgada, a historia está no ara faz um tempão (desde 2001). A temporada de numero 16 acabou de acabar. Me sinto perdida. Bem que eu queria acompanhar, é o mais parecido a uma boa novela brasileira.

A mesma RTVE tem apostado em séries históricas. Fez o ótimo “Isabel”, narrando a história da rainha católica que une a sangue e espada o território espanhol. Adorei tudo, a reconstrução histórica esta gostosa de ver. Agora está com “El Ministério del tiempo”, com uma trama bem original
que ainda tenho que conferir. Espero que dê tempo na férias.

Quase todos estão disponíveis nos portais das redes de televisão. Para praticar, acostumar o ouvido na língua espanhola ou, simplesmente, poder se sentir mais perto de Madrid, como faz minha amiga. Acho que são boas e divertidas formas de entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário