quinta-feira, 21 de maio de 2015

A lenda de Luis Candelas

Uma das esquinas da Plaza Mayor abriga um restaurante com o nome de um personagem muito famoso: “Las cuevas de Luis de Candelas”. 



A história oficial coloca Luis Candelas como o inimigo número 1 de Madrid no século XIX. Entretanto a boca pequena, entre os madrilenos, ele é considerado como uma espécie de Robin Hood madrilenho, responsável por estabelecer alguma justiça social entre os anos 1820, 1830. Tirava dos ricos para dar aos pobres, por isso contava com apoio popular nas suas escapadas da polícia.



Alguns moradores o encobriam, facilitando sua entrada nos diversos túneis subterrâneos (as cuevas) que serpenteiam por debaixo da Plaza Mayor. Candelas entrava vestido de “bandoleiro” de um lado, saia com suas roupas limpas e alinhadas do outro, dificultando assim sua identificação. 



Sentindo que logo decifrariam sua identidade, Luis e seu grande amor, Clara, resolveram fugir de cidade. Contudo no meio do caminho ao norte voltaram porque Clara não conseguia ficar longe de sua Madrid querida. Por fim, Candelas foi preso e condenado à morte por seus mais de 40 roubos, nenhum com violência.

“He sido pecador como hombre, pero nunca se mancharon mis manos con sangre de mis semejantes. Adiós patria mía. Sé feliz”, foram suas ultimas palavras.

Luis Candela voltou a Madrid por amor a Clara e ela por amor a Madrid. Afinal como ficar longe dessa cidade tão cativante. Foi assim que me contaram a lenda de um bandido que perdeu a vida pelo amor de sua mulher a Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário