segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Frases da Sogra


A mãe do Paco é uma mulher do norte da Espanha, da região de Palencia. Parece que é uma região de contrates que reflete na linguagem, para ela nada é neutro. Qualquer coisa ou é muito, muito boa – excelente – ou é muito, muito ruim – malíssimo. Ela adora falar de comida, descreve detalhadamente o cardápio de vários restaurantes da vizinhança e qualifica as viagens com o grupo da terceira idade pelo que comeram. Para ela, Paco e eu fazemos uma boa viagem se paramos para comer. 

Se você quer que ela lembre se de ti, é só falar de comida, preferencialmente doce, melhor com nata, que eu descreveria como um chantili sem gosto e espumoso. Pronto, aí é só deixar rolar, ela vai fazer uma lista de vários lugares e em vários anos que a comida e as sobremesas são deliciosas. Para mim, o mais legal é que ela sempre fala assim:

“ahí nos dan de comer muy bien. Estupendo!”

E não é que é assim mesmo! Fora de casa, não somos seres ativos que pedimos, pegamos e exigimos. Fora de casa, nos dão de comer!

Outro dia ela me corrigiu quando conte que na minha família as crianças ganham pratos de doces no natal – cheios de pão de mel, after eight e marzipan. Ela me disse que os doces nos eram dados, meio como “se nos regalan dulces”. Poxa, me senti passiva na ação de ganhar presentes. 

Percebi que ela usa o passivo para várias ações: “el arroz que estamos gastando es de la marca SOS”. Fiquei imaginando o podre arroz puído, meio quebrado, como um sabonete que vai perdendo o volume no banho, quando já tivesse no final do pacote.



4 comentários:

  1. Olá, Sandra! Depois de um tempão da sua visita ao meu blog, aqui estou eu conhecendo o seu cantinho. Que figura é a sua sogra!! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelli,
      Outro dia ela me perguntou quando eu volto para o "meu pais" porque faz muito tempo que estou morando longe da minha mãe! ha-ha!
      Ela é uma figura mesmo!
      beijos

      Excluir
  2. hahaha boa!
    me lembro o primeiro dia que dormi na casa do Alberto <3
    saímos às 4 da tarde pra almoçar e a pergunta dele foi: son las 4, dónde nos pondrán de comer a estas horas?
    me pareceu tão simpático. Não é comprar comida, pagar por serviço.
    alguém nos dá de comer. assim de romântico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa,
      não voltei ao Vips desde que você voltou ao Brasil.
      ali nos davam bem de comer - de tomar café, de merendar!!

      Para os espanhóis a comida é uma parte muito importante da vida social para ser transformada em uma simples relação comercial.

      Excluir